segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Memórias

A vida é feita de lembranças e recordações passadas e presentes. Uma vida de lembranças é a história de cada um de nós. Pois o tempo é que a faz crescer, aumentar aos poucos e poucos e é o que faz de nós quem somos e o que somos. O que faríamos nós sem tal recordação? Quase como se perdêssemos a memória.
É algo que nos muda para sempre e por vezes muda-nos para sempre. Muda o que somos, como somos e por vezes pessoas que fizeram parte desses momentos são esquecidas para sempre ou esquecidas no contexto em que se tinham conhecido mutuamente. Eu nunca me tinha deparado com tal situação até uma colega minha da faculdade precedendo ao ano 2005 ter-lhe acontecido isso. Infelizmente esta minha colega foi atropelada em plena passadeira quando já ia a meio da mesma porque uma carrinha decidiu ultrapassar o carro que lhe tinha dado passagem. Dias depois de termos andado a tentar entrar em contacto com ela finalmente conseguimos contactar a mãe, que nos informou de tudo. Ela estava internada nos cuidados intensivos do Hospital Francisco Xavier. Não pensamos duas vezes e fomos todos ver como ela estava. Não a pudemos ver mas percebemos que era algo de muito grave. Passadas umas semanas ela foi para o Hospital Egas Moniz, já tinha acordado e, mais uma vez fomos ao seu encontro. Não sei bem como exprimir por palavras o que vi, mas vou tentar.
Esta minha colega já não era a pessoa que eu tinha conhecido. Soube que ela tinha sido projectada 40 metros á frente da carrinha com o embate e que tinha batido com a cabeça do lado direito. Vi naquela cama de hospital um bebé. Uma criança que não conseguia mexer a parte esquerda do corpo e que provavelmente iria ficar cega desse mesmo olho. A sensação que tive na altura foi de revolta e de incredibilidade. Como é que este acidente tinha acontecido? Como era possível? Ela foi atropelada 2 dias antes de completar os 18 anos (31 de Novembro). Viemos embora e uma outra colega minha teve mesmo de sair do quarto porque não conseguiu encarar a Raquel naquela situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário